Tradução(Translation,Übersetzung,перевод,ترجمة, Traduction,Traduzione,翻訳.翻譯)

"A missão do geógrafo é o mundo e sempre levar consigo sugestões e senso crítico. Quem limita a Geografia pode ser tudo, menos geógrafo!"
Rennan Rebello

sábado, 21 de abril de 2012

A Geografia das Religiões na Educação? Isso seria possível?

  Ao questionar um amigo de curso com essas indagações, ele me respondeu com outra pergunta:
_Você está maluco Rodrigo?
  Portanto irei destrinchar os seguintes fatores que me levaram a essas questões.
  Existem muitos colégios que instituem em sua grade o ensino religioso, muitos já nascem com uma ideologia religiosa. Eles modelaram o ensino visando sua ideologia, sem se preocupar se os seus próprios alunos dividem entre si essa ideologia. Isso leva a uma sobreposição de credos, onde duas coisas podem acontecer, ou o aluno se rebelará contra essa imposição, dificultando o processo de aprendizado em outras disciplinas ou iram deixar que ela se sobreponha a sua própria ideologia, moldando sua forma de pensar.
   Agora o que a Geografia pode nos ajudar nisso tudo? O grande caráter descritivista da Geografia nos dá a escola como o nosso espaço total, dentro desse espaço temos inúmeros indivíduos com características heterogêneas entre si. E o que importa aos geógrafos é a analisar as relações sociais que nasceram ali.
    A Geografia das Religiões surge quando destacamos de cada um deles sua religião, onde teremos inúmeros indivíduos com religiões diferentes e nisso a escola não se dará ou não quer se dar conta disso e tenta sobrepor suas ideologias religiosas sobre esses indivíduos(alunos). E isso é algo maléfico a esses alunos, pois pode acarretar em uma serie de pré-conceitos sobre as outras religiões e se separando da real missão do ensino religioso nas escolas, que é o de mostrar todas as religiões existentes em nosso espaço mundial e acabar com os pré-conceitos, mostrando que não existem más religiões e sim indivíduos quem fazem mal uso delas. E esse mal uso das religiões é o que faz brotar em nossas crianças ideias intolerantes ás religiões alheias a sua própria.
    Portanto, com base nessa argumentação torno possível sim uma discussão unindo a Geografia das Religiões com a Educação.

3 comentários:

  1. Pensando por esse lado, vejo que é possível estabelecer uma ponte entre a Geografia e o ensino da Religião nas escolas, basta que o geografo com seu senso crítico bem apurado, observe as relações entre os indivíduos e suas crenças sem critica-lo e assim mostrar que a crença do próprio pode melhorar seu ambiente de convívio.

    Abraços Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Gabriel, como disse no texto acima: ''Não existem más religiões e sim pessoas que fazem mal uso delas''
      Cada religião pode sim contribuir beneficamente na educação de nossas crianças acabando com a disseminação da intolerância religiosa. E nós geógrafos podemos contribuir muito em analisar e apontar o problema, como fiz no texto, afim de mudar essa forma de ensino religioso e com isso fazer de nossa sociedade mais tolerante a individualidade do próximo.

      Excluir
  2. Fico feliz por compartilhar dessa ideia e saber que estudando um pouco mais poderei ajudar na difusão desse pensamento.

    ResponderExcluir