Um passo importante e corajoso, o reconhecimento à uma religião genuinamente brasileira, é mais uma vitória na luta contra a intolerância religiosa. |
Uma religião genuinamente brasileira que depois de pouco mais de um século de luta e discriminação, recebeu 16 de maio de 2012, um importante reconhecimento vindo do mais elevado cargo político brasileiro. A presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei em que passa a ser comemorado do ''Dia Nacional da Umbanda''. Religião fundada em 1908 pelo médium Zélio Fernandino de Moraes, no município de Niterói/RJ.
Segue abaixo a sanção:
LEI N° 12.644, de 16 de maio de 2012
Institui o Dia Nacional da Umbanda
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1° Fica instituído o Dia Nacional da Umbanda, que será comemorado, anualmente, em 15 de novembro.
Art. 2° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 16 de maio de 2012; 191° da Independência e 124° da República.
Dilma Rousseff
Anna Maria Buarque de Hollanda
Luiza Helena de Bairros
Este texto não substitui o publicado no DOU de 17/05/2012.
No Diário Oficial!
A própria fundação da umbanda ocorreu por um caso de discriminação que é explicado no trecho abaixo:
"Diz essa versão que Zélio, em 15 de novembro de 1908, acometido de doença misteriosa, teria sido levado a Federação Espírita de Niterói e, em determinado momento dos trabalhos da sessão Espírita manifestaram-se em Zélio espíritos que diziam ser de índio e escravo. O dirigente da Mesa pediu que se retirassem, por acreditar que não passavam de espíritos atrasados (sem doutrina). Mais tarde, naquela noite, os espíritos se nomearam como Caboclo das Sete Encruzilhadas e Pai paulo.
Devido a hostilidade e a forma como foram tratados (como espíritos atrasados por se manifestarem como índio e um negro escravo). Essas entidades resolveram iniciar uma nova forma de culto, em que qualquer espírito pudesse trabalhar.
No dia seguinte, dia 16 de novembro, as entidades começaram a atender na residência de Zélio todos àqueles que necessitavam, e, posteriormente, fundaram a Tenda espírita Nossa Senhora da Piedade."
Fonte: Wikipédia.
Zélio Fernandino de Moraes, o Fundador da Umbanda! |