Um passo importante e corajoso, o reconhecimento à uma religião genuinamente brasileira, é mais uma vitória na luta contra a intolerância religiosa. |
Uma religião genuinamente brasileira que depois de pouco mais de um século de luta e discriminação, recebeu 16 de maio de 2012, um importante reconhecimento vindo do mais elevado cargo político brasileiro. A presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei em que passa a ser comemorado do ''Dia Nacional da Umbanda''. Religião fundada em 1908 pelo médium Zélio Fernandino de Moraes, no município de Niterói/RJ.
Segue abaixo a sanção:
LEI N° 12.644, de 16 de maio de 2012
Institui o Dia Nacional da Umbanda
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1° Fica instituído o Dia Nacional da Umbanda, que será comemorado, anualmente, em 15 de novembro.
Art. 2° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 16 de maio de 2012; 191° da Independência e 124° da República.
Dilma Rousseff
Anna Maria Buarque de Hollanda
Luiza Helena de Bairros
Este texto não substitui o publicado no DOU de 17/05/2012.
No Diário Oficial!
A própria fundação da umbanda ocorreu por um caso de discriminação que é explicado no trecho abaixo:
"Diz essa versão que Zélio, em 15 de novembro de 1908, acometido de doença misteriosa, teria sido levado a Federação Espírita de Niterói e, em determinado momento dos trabalhos da sessão Espírita manifestaram-se em Zélio espíritos que diziam ser de índio e escravo. O dirigente da Mesa pediu que se retirassem, por acreditar que não passavam de espíritos atrasados (sem doutrina). Mais tarde, naquela noite, os espíritos se nomearam como Caboclo das Sete Encruzilhadas e Pai paulo.
Devido a hostilidade e a forma como foram tratados (como espíritos atrasados por se manifestarem como índio e um negro escravo). Essas entidades resolveram iniciar uma nova forma de culto, em que qualquer espírito pudesse trabalhar.
No dia seguinte, dia 16 de novembro, as entidades começaram a atender na residência de Zélio todos àqueles que necessitavam, e, posteriormente, fundaram a Tenda espírita Nossa Senhora da Piedade."
Fonte: Wikipédia.
Zélio Fernandino de Moraes, o Fundador da Umbanda! |
Essa bhistória da umbanda é linda porém quando a escuto parece que falta mais detalhes.Quando alguém explica o que é umbanda há uma polêmica porque uns falam que surgiu do kadercismo,outros dizem que é mistura disso e de candomblé e catolicismo ou que a umbanda é a chamada mesa branca uma confusão e tanto.Deveria se tb fazer um livro mais sério contando sobre a umbanda.Infelizmente se faz livros de banca de jornal ou psicografia duvidosas falando sobre a origem da umbanda.Merece de uma obra legal sobre o assunto.
ResponderExcluirCamarada Bruno Firme fico muito contente em vê-lo comentando aqui. Concordo com você que falta uma obra que trate do surgimento da umbanda como algo mais preciso. Pelo pouco que estudei, ela já existia antes de sua fundação formal, porém era algo desorganizado, no qual nossa sociedade não chamaria de religião e sim de uma seita. Depois da fundação em 1908 ela teve toda uma estruturação, no qual eu pretendo abordar nas próximas postagens. Abraços Bruno!
ResponderExcluir