Tradução(Translation,Übersetzung,перевод,ترجمة, Traduction,Traduzione,翻訳.翻譯)

"A missão do geógrafo é o mundo e sempre levar consigo sugestões e senso crítico. Quem limita a Geografia pode ser tudo, menos geógrafo!"
Rennan Rebello

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Dia de São Sebastião



 Comemorado em vários locais do Brasil no dia 20/01, São Sebastião é um dos santos mais festejados. Suas festividades, assim como São Jorge, não se resumem apenas a Igreja Católica, caminhando também para a Umbanda. É consagrado como padroeiro do Rio de Janeiro e Seabra(Bahia). Na Umbanda, as celebrações ocorrem no mesmo dia, onde no sincretismo, São Sebastião representa o orixá Oxosse, rei das matas e grade caçador, sendo representado pelo arco e a flecha.


Um pouco da história de São Sebastião:

Sebastião, nascido na França em 236 d.c., era um soldado que se alistou no exercíto romano, com o intuito de acalmar o coração dos cristãos que eram feitos prisioneiros  torturados pela perseguição imposta pelos imperadores, por volta do ano 283 d.c., era muito querido pelos imperadores Diocleciano e Maximiano, que faziam vista grossa ao fato de Sebastião ser cristão, tanto que o colocaram como capitão da guarda particular do imperador.
 Por sua postura branda perante os prisioneiros cristãos, foi condenado,em 286 d.c., como traidor e ordenou sua execução por flechadas( que tornou-se seu simbólo tanto na Igreja Católica, como na Umbanda), foi dado como morto porém sobreviveu e se apresentou ao imperador Diocleciano, que ordenou seu espancamento até a morte e que seu corpo fosse jogado no esgoto. Seu corpo foi resgatado por Luciana(Santa Luciana), lavado e sepultado nas catacumbas.
 Seu culto iniciou no século IV e atingiu o auge na Baixa Idade Média, nos séculos XIV e XV.


Nenhum comentário:

Postar um comentário