Tradução(Translation,Übersetzung,перевод,ترجمة, Traduction,Traduzione,翻訳.翻譯)

"A missão do geógrafo é o mundo e sempre levar consigo sugestões e senso crítico. Quem limita a Geografia pode ser tudo, menos geógrafo!"
Rennan Rebello

quinta-feira, 19 de março de 2015

Política e Religião: Unidas prejudicaram até Jesus Cristo


   Política e religião não deveriam andar juntas, porém a separação se torna cada vez mais impossível. Quando falamos dessa união nos lembramos de nossa bancada evangélica e de figuras como Marco Feliciano e outros.
   Mas se retornarmos na história veremos casos onde o próprio Jesus foi prejudicado pela união da política e religião, sendo esse um dos motivos que levaram Judas Escariotes a traí-lo. A partir do livros "Mestres" de José Tadeu Arantes, observaremos os 5 grupos políticos da época.
   São eles os: Saduceus, Escribas ou Doutores da Lei, Fariseus, Zelotes, e Essênios.


Saduceus:

   Eram  grandes proprietários de terra e membros da elite sacerdotal. Representantes da nobreza, do poder e da riqueza. Controlavam o Sinédrio(Senado de Israel) e o Templo de Jerusalém. Aceitavam apenas a Torá. Foram os principais responsáveis por condenar Jesus.


Escribas ou Doutores da Lei

   Não constituíam seita ou partido, porém eram eles que interpretavam as escrituras e influenciavam nas decisões do Sinédrio, no qual também faziam parte.


Fariseus

   Formados por indivíduos de todas as camadas sociais, principalmente artesões e pequenos comerciantes, seguiam com fervor a Torá. Deixaram de heranças aos cristãos a crença na imortalidade da alma e na ressurreição do corpo. Aguardavam a vinda do Messias que os libertariam do império romano.


Essênios

   Dissidentes do clero de Jerusalém, viviam em comunidades afastadas e fechadas. Eram contrários à Roma e ao Templo de Israel e se consideravam a raça pura. Esperam o Messias que, segundo eles, iniciaria uma guerra santa.


Zelotes

   Era o grupo mais radical, formado pelos segmentos mais pobres da sociedade e estavam dispostos a recorrer a força para atingir seus ideais. Eram perseguidos pelos romanos. Jesus tinha dois seguidores zelotes entre os seus apóstolos: Simão e Judas. As mensagens de amor e paz de Jesus vinha de encontro com o caráter político e imediatistas dos Zelotes.



   Analisando os grupos podemos afirmar o que todos já sabem, Jesus não era o que  esperavam, porém também podemos afirmar que o medo de uma revolução levou as classes conservadoras a condená-lo e o fato de ter zelotes entre seus homens de confiança fortaleceu esse medo.
   Por outro lado Judas Iscariotes pode ter pensado que traindo Jesus poderia forçar uma revolução, pois na cabeça dele em meio ao sofrimento, Jesus poderia se revoltar e se tornar o messias que todos esperavam. Com isso, Jesus, que nunca foi filiado a partido político nenhum algum, foi traído pela junção da política e religião.

2 comentários:

  1. Gostei da escrita camarada, mas acho que se ele existiu mesmo e se a historia ocorreu como foi escrita ( o que duvido muito) ele foi traído por puro e simples interesse pessoal, o que passou longe de politica ou religião.

    ResponderExcluir
  2. Por isso que sempre,abominei a política e todos os seus,cristões,de araque

    ResponderExcluir