Tradução(Translation,Übersetzung,перевод,ترجمة, Traduction,Traduzione,翻訳.翻譯)

"A missão do geógrafo é o mundo e sempre levar consigo sugestões e senso crítico. Quem limita a Geografia pode ser tudo, menos geógrafo!"
Rennan Rebello

terça-feira, 3 de julho de 2012

"O Voto de Cabresto Divino''!

Existem muitas ''verdades'' sobre coisas que Deus ou Jesus disseram, porém até hoje não apareceu ninguém que tenha ouvido algo das respectivas bocas.
   
   O ''voto de cabresto'' é algo muito conhecido na sociedade, que hoje em dia foi substituído por outras modalidades mais amistosas como o voto pela ''amizade'' ou o clássico ''rouba mas faz'', são exemplos que estão perdendo espaço para uma nova roupagem ao ''voto de cabresto''.
   Essa nova roupagem não é nenhuma novidade para ninguém, mas é uma prática que tem crescido de forma assustadora, que é o que chamarem de ''voto de cabresto divino''. Candidatos a cargos públicos correm atrás de líderes religiosos, buscando mais votos. Isso não é ilícito, mas está tomando proporções perigosas, como no caso do município de São Gonçalo/RJ, onde temos uma prefeita evangélica que fecha os olhos para as outras religiões, deixando que uma propriedade histórica se perdesse, no caso a casa onde funcionou o primeiro terreiro de umbanda do Brasil.
   Dando uma vasculhada na internet, encontrei uma reportagem publicada pelo site "Gospel Prime",no dia 9 de junho de 2012,  no qual o cientista político da UFF, Marcus Ianoni nos diz que acredita que a participação dos evangélicos irá intervir no Poder Público.
   Indo ao campo da Sociologia das Religiões, com base no livro ''O Desencantamento do Mundo'' do autor Antônio Flávio Pierucci, falecido no último més, concluo que estamos retomando um período de ''mistificação do mundo'', colocando as religiões em meio de assuntos que não são de sua competência. Daqui a pouco iremos ouvir que tal obra de saneamento foi feita pela ''vontade de Deus''. Infelizmente estamos cada vez mais entrando em um processo de descapacitação do homem de pensar sem as muletas de algo ''supremo''.




*Ideia inicial da postagem feita por Rennan Rebello, graduando em Licenciatura em Geografia pela UERJ/FFP.

Um comentário:

  1. Essa mistura de religião e política é séria.Infelizmente não se faz uma política de idéias e sim de religião.Há então o misticismo do candidato, onde só porque ele é católico ou evangélico ele é perfeito.Aqui em Nova Iguaçu teve o exemplo do Lindberg que quando candidato invadiu templos religiosos para pedir votos e pasmem...pregar na igreja ecantar no disco evangélico do pastor Marcos Pereira.A outra é a candidatura do Waguinho para prefeito de minha cidade Nova Iguaçu,que por concidência é pupilo de Marcos Pereira.Ou se ja ser lider evangélico tem peso.Isso podia se falar da Igreja católica,porém está perdendo fiéis e tem voto centralizador.
    As igrejas deveria ser apenas um templo de reflexão,prática de amor e culto a Deus e Jesus e uma oficina de melhora do carater das pessoas e prática da máxima cristã.

    ResponderExcluir