Tradução(Translation,Übersetzung,перевод,ترجمة, Traduction,Traduzione,翻訳.翻譯)

"A missão do geógrafo é o mundo e sempre levar consigo sugestões e senso crítico. Quem limita a Geografia pode ser tudo, menos geógrafo!"
Rennan Rebello

domingo, 15 de julho de 2012

Umbanda: a religião nascida do preconceito!

 
    Antes de explicar o motivo do título da postagem, gostaria de falar um pouco de como a única religião genuinamente brasileira foi fundada. No dia 15 de novembro de 1908, Zélio Ferdinando de Moraes estava já desenganado pelo médicos por causa de uma doença inexplicável que lhe acometerá, foi uma seção kardecista na Federação Espírita de Niterói (Rio de Janeiro) e durante o decorrer da seção veio a encorporar espíritos que se diziam ser índios e escravos, no qual um deles se denominou Caboclo das 7 Encruzilhadas, o que deu a notícia do nascimento do novo culto, a Umbanda.
   Mas qual o motivo do nascimento desse novo culto?
   Simples... PRECONCEITO! Por ser trataram de espíritos de origem humilde, o dirigente da seção os ordenou que se retirassem, com isso o único modo de conseguirem transmitir a sua mensagem foi com a criação da Umbanda. 
   E no dia seguinte, Zélio já estava atendendo pessoas, por intermédio de consultas com o Caboclo das 7 Encruzilhadas e Pai Paulo (o outro espírito que junto do caboclo fora mandado se retirar da seção na Federação),  e posteriormente foi fundado o primeiro terreiro de umbanda, a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade.
   E esse episódio ocorrido com Zélio, infelizmente ainda continua ocorrendo, quando pequeno acompanhava minha mãe que frequentava um centro kardecista e lá mesmo ela presenciou muitos espíritos de origem humilde sendo silenciados e postos ''para dormir'', para que os mesmo não viessem mais a tentar comunicação, hoje, minha mãe é umbandista e os mesmos espíritos que outrora se manifestaram nela e foram impedidos de se comunicar pela dirigente da seção kardecista, se manifestam nela nas giras de Umbanda.
   Não culpo só as pessoas de fora da religião pelo preconceito que ela sofre, pois já vi muitos umbandistas que quando perguntados sobre qual seria a sua religião respondem que são espíritas ou católicos e esse é o pior tipo de preconceito, quando você nega a sua própria religião você contribui para todos aqueles que são contrários continuem a serem hostis com ela.



   Motivos para que o culto a Umbanda tenha crescido tanto em pouco mais de um século de existência:

1 - Ritual, simples e direto.
2 - Comunicação rápida.
3 - Imediatismo, a possibilidade de resolver seus problemas de maneira rápida de acordo com o merecimento pessoal.
4 - A música de melodias simples e a batida envolvente dos atabaques.
5 - O sincretismo: O sincretismo foi uma ferramenta usada pelos escravos vindos do continente africano afim de continuarem com seus cultos e foi nesse período que a Umbanda começou a tomar forma. O sincretismo aproxima as pessoas da Umbanda, já que basicamente foram escolhidos pelos escravos os santos da igreja católica que mais se assemelhavam com as divindades africanas, como por exemplo:

Oxalá - Jesus
Ogum - São Jorge
Oxosse - São Sebastião
Oxum - Nossa Senhora da Conceição
Yemanjá - Nossa Senhora dos Navegantes
Yansã - Santa Barbara
Nanã - Santana
Xangô - São Gerônimo
Ibejis - São Cosme e São Damião
Omulu - São Lázaro
Exu - Santo Antônio
Oxumarê - São Bartolomeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário