Tradução(Translation,Übersetzung,перевод,ترجمة, Traduction,Traduzione,翻訳.翻譯)

"A missão do geógrafo é o mundo e sempre levar consigo sugestões e senso crítico. Quem limita a Geografia pode ser tudo, menos geógrafo!"
Rennan Rebello

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A Renúncia do Papa Bento XVI


 O mundo foi pego de surpresa com o anúncio feito pelo próprio Bento XVI, que no dia 28 de fevereiro de 2013 renunciará ao mais alto cargo eclesiástico. Logo que o anúncio foi feito, uma série de boatos começou a circular pela internet. Uns dizem que o papa não está mais suportando as grandes pressões do seu cargo, já seu irmão disse que a renúncia se dá por ordem médica.
 O que não se pode negar é que o pontificado, iniciado no dia 19 de abril de 2005, sofreu com os inúmeros escândalos envolvendo padres, cardeais, bispos e até mesmo declarações do próprio papa que não foram bem recebidas pelo público.
 Para alguns o anúncio já era esperado. No dia 5 de outubro de 2010, foi publicado, no site do jornalista Paulo Lopes (www.paulopes.com.br), o artigo no qual o ex-presidente da comissão investigadora de abusos sexuais na Igreja Católica belga, Peter Andriaenssens(psiquiatra de crianças), diz que o certo seria Bento XVI renunciar ao cargo por causa dos vários escândalos de casos de pedofilia que correram o mundo. Um trecho da reportagem diz:

"O papa deve pregar pelo exemplo", disse ele ao jornal flamengo De Morgem. “Bento 16 tem de sair em vez de se contentar em expressar seu pesar, porque há uma diferença entre ser responsável e assumir a responsabilidade.” 
Adriaenssens deixou a presidência da comissão porque estava sendo pressionado pela hierarquia da igreja belga depois que divulgou um relatório revelando que, nas últimas décadas, mais de 450 crianças foram abusadas por padres em internatos mantidos pela igreja. Treze delas se suicidaram. O psiquiatra presidia a comissão a pedido da Conferência Episcopal, a CNBB da Bélgica.
Trecho retirado de:
http://www.paulopes.com.br/2010/10/papa-deve-sair-diz-investigador-belga.html#.URm8kaWCmDo



 Ao contrário de seu antecessor, João Paulo II, Bento XVI nunca conseguiu ser tão popular, porém para os especialistas na área, era necessário alguém conservador, para fazer com que a Igreja Católica parasse de perder fies, porém o que foi visto foram uma série de escândalos que agravaram a credibilidade do Vaticano. Escândalos que não ficaram apenas entre o corpo eclesiástico, mas também nos bancos do Vaticano, considerados por muitos os mais corruptos do mundo, basta uma pequena busca na internet.
 Se com a escolha de Bento XVI para ser papa tinha como ideia fortificar a Igreja Católica, podemos dizer que foi uma tentativa falha, pois sua grande chance de fortificar a igreja seria punindo os casos de pedofilia, porém, preferiu se lamentar e abafar os casos.
 Fica a esperança que o novo papa se preocupe menos com o conservadorismo e conserte os grandes erros existentes no Vaticano.

O site Último Segundo, do IG, organizou uma pequena linha cronológica de todo o pontificado de Bento XVI, vejamos abaixo:

  • 19 de abril de 2005: O cardeal alemão Joseph Ratzinger é eleito para suceder João Paulo 2º como 265º líder da Igreja Católica Apostólica Romana. Ele assume o nome de Bento 16.
  • 29 de novembro de 2005: O Vaticano impõe restrições à ordenação de homossexuais como padres.
  • 9 a 14 de setembro de 2006:  O papa visita sua terra natal, a Baviera. Em discurso no dia 12, em Regensburg, ele motiva protestos do mundo islâmico ao citar um imperador bizantino do século 14 segundo o qual o islamismo se difundiu pela espada e só fez mal ao mundo. Dias depois, bento 16 diz "lamentar profundamente" a reação muçulmana ao seu discurso, que segundo ele foi mal compreendido.
  • 28 de novembro a 1º de dezembro de 2006: Uma viagem à Turquia marca um esforço de conciliação, incluindo orações na direção de Meca com o grão-múfti de Istambul, na Mesquita Azul.
  • 9 a 13 de maio de 2007:  Faz visita o Brasil, onde encontra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, celebra missa em São Paulo e Aparecida e canoniza Frei Galvão, primeiro santo brasileiro.
  • 7 de julho de 2007:  O papa emite uma declaração autorizando celebrações mais difundidas da antiga missa em latim, conforme reivindicavam católicos tradicionalistas.
  • 5 de fevereiro de 2008:  O papa altera uma oração em latim usada por tradicionalistas em celebrações da Sexta-Feira da Paixão, eliminando uma alusão aos judeus e à sua "cegueira", mas mantendo o apelo para que eles aceitem Jesus.
  • 15 a 20 de abril de 2008:   Faz sua primeira visita aos Estados Unidos, onde encontra vítimas de abuso sexual por membros da Igreja Católica. Realiza missa no Marco Zero, local onde ficava o World Trade Center, destruído pelos ataques de 11 de Setembro.
  • 24 de janeiro de 2009:  O papa causa polêmica entre judeus ao revogar a excomunhão de quatro bispos ultratradicionalistas, incluindo um que negava o Holocausto.
  • 17 a 23 de março de 2009: Em visita a Camarões e Angola, condena o uso de preservativos e diz que a distribuição “não resolve o problema da Aids”.
  • 11 de junho de 2010: Pela primeira vez de forma explícita, pede perdão público a Deus e às vítimas de padres pedófilos, prometendo que fará "tudo o que for possível para que abusos semelhantes jamais voltem a acontecer".
  • 6 de novembro de 2010:  O papa chega à Espanha para uma visita de dois dias. Ele ataca o aborto e o casamento homossexual, recentemente legalizado no país, durante missa em que consagrou a célebre igreja barcelonesa da Sagrada Família. As declarações são parte de críticas mais amplas do pontífice ao "secularismo agressivo" da Espanha.
  • 25 de julho de 2011: O Vaticano retira seu núncio apostólico (embaixador) da Irlanda, depois de uma inédita recriminação do Parlamento local à Santa Sé por causa de um relatório que acusava autoridades eclesiásticas de acobertarem abusos sexuais.
  • 6 de janeiro de 2012:  Bento 16 nomeia 22 novos cardeais, aumentando as chances de que seu sucessor seja um conservador europeu.
  • 9 de janeiro de 2012: Em discurso a diplomatas de quase 180 países no Vaticano, sugere , sem falar diretamente em casamento gay ou homossexual, que as políticas que minam a família formada pela união entre um homem e uma mulher ameaçam o futuro da humanidade.
  • 26 de março de 2012:  Desembarca em Cuba, 14 anos após a viagem do papa João Paulo 2º, e encontra Fidel Castro.
  • 15 de setembro de 2012:  No segundo dia de uma visita ao Líbano, ofuscada pela guerra na vizinha Síria e protestos no mundo muçulmano, o papa afirma que a liberdade religiosa é um direito básico de todas as pessoas e diz que o país deveria ser modelo para o Oriente Médio .
  • 6 de outubro de 2012: Um tribunal do Vaticano condena um ex-mordomo do papa a um ano e meio de prisão por seu apropriar de documentos sigilosos. Paolo Gabriele alega ter agido motivado por um amor "visceral" pela Igreja e pelo papa. Em dezembro, é perdoado.
  • 12 de dezembro de 2012: Entra no Twitter por meio do perfil @pontifex.
  • 11 de fevereiro de 2013: Anuncia sua renúncia e diz que deixará o cargo em 28 de fevereiro.
Fontes: 
http://www.paulopes.com.br
http://ultimosegundo.ig.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário