Tradução(Translation,Übersetzung,перевод,ترجمة, Traduction,Traduzione,翻訳.翻譯)

"A missão do geógrafo é o mundo e sempre levar consigo sugestões e senso crítico. Quem limita a Geografia pode ser tudo, menos geógrafo!"
Rennan Rebello

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ateus de hoje sofrem preconceito como os gays da década de 50

  
Daniel Dennett


 Como publicado no site do jornalista Paulo Lopes (http://www.paulopes.com.br), segundo o filósofo americano Daniel Dennett, atualmente os ateus sofrem preconceito comparável com o que acontecia com os gays na década de 50.
   Segundo Dennett, se você se declarar ateu nos Estados Unidos, correrá um sério risco de perder amigos e negócios, mas em contrapartida, está tornando-se comum as pessoas se declararem ateus e exigirem respeito pela sua descrença. E, quando um ateu toma coragem de assumir sua postura, sua convivência se torna mais fácil com quem convive, disse em entrevista a Reinaldo José Lopes, da Folha.
  Dennett é autor de livros como "A Perigosa Ideia de Darwin" e "Quebrando o Encanto", no qual combate as ideias criacionistas. Seus adeptos tem aumentado muito nos Estados Unidos, principalmente entre os cientistas. 
  Dennett, logicamente, é ateu de convicção forte, porém não inflexível, o mesmo admite que no Natal se reúne com algumas pessoas para cantar algumas canções natalinas e que não liga com o fato das crianças o chamarem de "Papai Noel", por conta de seus cabelos brancos e sua longa barba. Apenas não o convite para uma missa, pois segundo ele, seria demais para a integridade de suas convicções.
   

Um comentário:

  1. Acho lamentavel as pessoas ainda terem que se esconder atrás da propria descrença por simples medo da sociedade. Ser gay, aos olhos dos teistas, já é algo terrivel, ser ateu é pior ainda, pois o homossexualismo conflita apenas regras religiosas e o ateísmo rompe por completo o paradigma religioso. Não entendo o porque de julgarem tanto, o tempo todo. Embaixo da pele ainda flui sangue, carne e osso, e um coração pulsante.
    Sem ver, religiosos fervorosos quebram regras, não apenas religiosas, mas também éticas, como saber respeitar o proximo e o direito do livre arbitrio.
    Hoje, homossexuais sofrem menos preconceito que ateus. A primeira vista parece estranho. Mas qual adolescente por ai hoje em dia não tem um amigo gay? Ter um amigo gay virou modismo. Simples assim. Vejo isso todo dia. Pessoas que fingem aceitar a condição do outro diante a presença, e depois lança torrentes de criticas.
    De acordo com a legislação, o Brasil é um país laico. Laico? Onde já se viu um país laico barrar propostas legislacionais graças a protestos religiosos? Já que esse lance de ser laico nao dá certo em terras tupiniquins, o governo deveria estimular campanhas de conscientização em relação ao ateísmo.

    Parabéns pelo blog, li outras postagens, gostei do conteúdo, mas acho que falta divulgação. Tente o ocioso.com (usava quando escrevia, tinha mais de 50.000 visitas por mês)

    ResponderExcluir