Tradução(Translation,Übersetzung,перевод,ترجمة, Traduction,Traduzione,翻訳.翻譯)

"A missão do geógrafo é o mundo e sempre levar consigo sugestões e senso crítico. Quem limita a Geografia pode ser tudo, menos geógrafo!"
Rennan Rebello

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mitologia #1: ''Os Deuses Tupi-Guarani''

    Começando uma abordagem sobre as várias mitologias que existem na história da humanidade, nada mais justo que começar pelo nosso próprio país. SIM! O Brasil também tem sua mitologia, assim como os gregos, os romanos e etc. Mas qual o motivo da falta de divulgação?
    Nossa cultura indígena sofreu e sofre desde a chegada dos portugueses em solo brasileiro, sofreram com doenças, tentativas de escravização, assassinatos e o pior, sofreram um homicídio cultural através da evangelização.
    Como nos conta Leonardo Boff, em seu livro ''América Latina: Da conquista à Nova Evangelização'', do dia para noite os deuses indígenas foram endemoniados pelos missionários, tudo o que eles conheciam passou a ser algo que os aprisionavam no mal e os homens brancos estavam lá para ''liberta-los''. Muitos indígenas não morreram por doença, por assassinato e nem por exaustão de trabalho, mas de depressão, imagine tudo o que seu povo guardou, cultuou, e aprendeu a amar, passa a ser visto como mal e lhe empurram algo do qual você não tem conhecimento do que é, sem que lhe é concedida a opção de aceitar ou não essa nova visão.
     Começando a falar dos deuses Tupi-Guarani, observem abaixo ilustrações (essa foto foi encontrada por mim na internet e infelizmente não sei quem a desenhou) dos mais importantes dentre todos os deuses:





    Os Tupi-Guarani tem uma cultura muito rica e ficaria praticamente impossível citar todos os deuses de sua mitologia. Tupã foi quem tudo criou na terra e a povoou de seres perfeitos, criou também as outras divindades e se apaixonou por uma delas, Jaci a deusa da Lua.
     
  • TUPÃ: É o deus dos trovões e relâmpagos, na qual o concede um privilégio especial dentre as outras divindades da mitologia Tupi-Guarani.
  • JACI: Deusa da lua, rainha da noite. É ela quem traz a suavidade e o encanto para a vida de todos.
  • GUARACI: Representante do sol, é aquele que traz forças vitais para tudo que existe no mundo, pois sem o sol nada viveria. Muitos o identificam como o deus hindu Brahma e com o egípcio Osíris.
  • YORIXIRIAMORI: Deus que encantava as mulheres com o seu canto e por isso despertou a ira dos homens que tentaram mata-lo,mas  fugiu sob a forma de um pássaro.
  • ANHANGÁ: Deus do mal, o que seria o inferno para a nossa visão. Inimigo de Tupã, aparece para os humanos na forma de qualquer animal a sua escolha e quando isso acontece é sinal de má sorte.
  • CEUCI: Deusa protetora das lavouras e das moradias. 
  • AKUANDUBA: Deus dos índios Araras, que toca sua flauta para organizar o mundo.
  • WANADI: Deus dos Iecuanas. Criou três seres para gerarem o mundo. Os dois primeiros falharam criando todos os males do mundo e o terceiro concluiu o ato da criação.
  • YEBÁ-BËLÓ: Divindade do mito da criação dos índios Dessanas. Segundo eles, os seres humanos surgiram de folhas de coca(Ipadu) que essa deusa mascava.
  • SUMÉ: Deus do conhecimento. Foi ele quem ensinou os homens a agricultura, como fazer o fogo e a organização social.

    O que vimos aqui foi apenas uma amostra da grande mitologia Tupi-Guarani e que sirva para mostrar ao mundo que também temos os nossos deuses!

      
      
    

Um comentário: