Tradução(Translation,Übersetzung,перевод,ترجمة, Traduction,Traduzione,翻訳.翻譯)

"A missão do geógrafo é o mundo e sempre levar consigo sugestões e senso crítico. Quem limita a Geografia pode ser tudo, menos geógrafo!"
Rennan Rebello

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O Voto de Cabresto Divino #3: ''Recordar é Viver! Prefeita de São Gonçalo não impede demolição do berço da Umbanda''

Casa onde Zélio Fernandino de Moraes iniciou o culto a Umbanda em São Gonçalo/RJ. Fonte: Jornal Extra

    Muitos devem se lembrar do caso que ocorreu em outubro do ano passado, onde a casa em que se iniciou o culto a Umbanda em São Gonçalo foi demolida para a construção de um galpão. A casa, patrimônio cultural da cidade, poderia ter sido salva pela prefeita Aparecida Panisset, que é evangélica, mas no entanto nada foi feito para reverter o caso.
      Como noticiado pelo Jornal Extra no 07/10/2011, na reportagem de Tamyres Dias, a salvação da casa dependia unicamente de um decreto da prefeita desapropriando a casa para fins culturais. 

Foto: Roberto Moreyra.

     Pessoas como Ivanir dos Santos, representante da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa e o cantor Martinho da Vila, que é católico, deram declarações de apoio a salvação desse imóvel tão importante para a cultura brasileira. Ivanir dos Santos disse que o imóvel era de grande importância histórica e que a prefeita antes de ser evangélica, deve estar acima de assuntos religiosos, pois é uma pessoa pública. Já o cantor Martinho da Vila mostrou a sua indignação quanto a esse ato e fez um apelo pela preservação do local e ainda completou dizendo: ''...se fosse outra religião nem ameaçavam derrubar.''
     No mesmo dia também foi publicada a reportagem, a cargo de Clarissa Monteagudo, com o teólogo e pastor presbiteriano da Igreja Reformada Ecumênica, Alexandre Marques, que fez a seguinte declaração: ''A umbanda é uma religião de profunda tolerância por ser, sobretudo, ecumênica. Em seus templos, há imagens de Jesus, respeito à Bíblia, às tradições do Nordeste. É uma religião que consegue congregar elementos diversos, justamente porque representa um retrato da alma brasileira. Nosso povo é profundamente mestiço e congregador." Segundo o pastor, o respeito ás religiões e um diálogo mais tolerante entre elas, preservam o espírito democrático do país. E completa dizendo que todo patrimônio deve ser respeitado como um monumento.
     
Prefeita Aparecida Panisset

    Como todos sabem estamos em época de eleições municipais, a prefeita Aparecida Panisset é o maior cabo eleitoral do candidato do seu partido, o PDT, Adolfo Konder, que enfrenta no segundo turno o candidato do PR, Neilton Mulim. A prefeita não moveu sequer nenhuma palha para que a casa de onde foi fundada a Umbanda, mas mudou o nome de uma praça do Alcântara, bairro de São Gonçalo, e a reformou nomeando de "Praça da Bíblia", que antes levava o nome de Chico Mendes. Uma fato muito curioso é a localização da praça, que fica em frente à uma igreja evangélica.
       Um mistério que ronda a "Praça da Bíblia'' é o custo dessa obra, já que é uma das muitas obras na qual não é sinalizada o valor total do empreendimento, que é algo assegurado por lei.
        Concluindo, não é necessário pensar muito para entender as atitudes de Aparecida Panisset, pois visa não perder os votos dos eleitores evangélicos (religião que mais aumenta em número de seguidores no estado do Rio de Janeiro), podem vir a votar no candidado adversário de Konder, Neilton Mulim, que também é evangélico e conta com uma figura muito conhecida pelos cariocas e que também é evangélico, o ex-governador e atual deputado federal, Anthony Garotinho. No fim dessa guerra, quem perde é o povo, pois cada vez mais perde sua identidade cultural por conta de assuntos de cunho pessoal dos nossos governantes.

2 comentários:

  1. Daqui a pouco um dos dois vai mudar o nome de São Gonçalo para Jesus Cristo.Mas se esquece que Jesus se quisesse que lhe vangloriassem,aceitaria a sugestão de Judas Iscariotes para lutar pela questão palestina judia e aceitaria o cargo que Pilatos ofereceu.Mas Jesus foi revolucionário e recusou atudo para um bem maior que foi a salvação das pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você camarada Bruno Firme, está mais do que claro que por trás dessa ''revolução teocrática'', estão interesses pessoais e que em nada mudará para melhor a vida de nossa sociedade!

      Excluir